O Grupo de Estudos Jornalismo e Direitos Humanos (DHJor) é um projeto de extensão com o propósito de refletir e compreender as relações entre jornalismo e direitos humanos. Constituído por estudantes, egressos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o DHJor trata de fenômenos sociais complexos que são caros ao jornalismo em um contexto de desigualdades acentuadas e em que a cidadania e os direitos humanos estão em disputa. Desse modo, busca:
- Problematizar abordagens e concepções do jornalismo frente aos direitos humanos e à cidadania;
- Discutir o componente ético-epistemológico inerente aos processos jornalísticos em relação a esses temas;
- Contribuir para a construção de uma crítica ao pensar e ao fazer jornalísticos com vistas aos processos de humanização/desumanização.
Seus integrantes compreendem o jornalismo em suas intersecções com as temáticas de gênero, ambientais, indígenas, étnico-raciais, infância e adolescência, violência, desigualdades, entre outras pluriversalidades e diversidades que cercam as narrativas da contemporaneidade e os direitos humanos.
Com suas atividades iniciadas e intensificadas no período de pandemia, por iniciativa do professor Jorge Kanehide Ijuim, os encontros remotos promovem discussões sobre temas relacionados ao jornalismo e aos direitos humanos, englobando leituras e reflexões teórico-práticas sobre coberturas midiáticas de eventos e fenômenos relacionados à temática.
Atualmente, o grupo conta com a coordenação dos professores Daiane Bertasso Ribeiro e Jorge Kanehide Ijuim do PPGJor/UFSC e, com seus integrantes, busca tornar as discussões sobre os direitos humanos acessíveis a partir de linguagens e formatos que alcancem a sociedade e estimulem diálogos e debates.